sexta-feira, 30 de abril de 2010

Romantismo?

Dia desses, sem nenhum motivo relevante, comecei a me lembrar de algumas coisas legais da aurora da minha vida - a minha infância querida, que os anos não trazem mais... Não, não divagava sobre bananeiras ou laranjais, embora o quintal da casa de meu avô tivesse árvores frutíferas para vários paladares. Aliás, só fiz referência ao poema porque pensava em como, naqueles tempos, a informação era algo difícil de se encontrar, sendo necessário, muitas vezes, "puxar pela memória".
Lembro que eu frequentava a casa de um tio, que possuía escritos e figuras que normalmente me surpreendiam. Foi lá que vi, pela primeira vez, ilustrações de Escher, em que as escadas e as águas das corredeiras subiam não só para cima, como para baixo e para os lados (perdão, a redundância foi necessária); foi onde decifrei o desenho da senhorita que se transformava no rosto de uma velha, se eu olhasse como "zarolho"; e fiquei intrigado com o rosto do barbudo careca, que, visto de cabeça para baixo, era um rapaz cabeludo e de cara lisa. Lá, pude ler textos elegantes, porém capciosos: se eu saltasse as linhas pares, dava de cara com frases tão cabeludas quanto o rapaz do desenho...
Lembro também da casa de um primo meu, em que a decoração da sala era o rosto de Jesus feito numa máquina de datilografia. E da casa de uma tia, desbocada que só ela, onde, na inocência dos meus seis anos (esperavam que eu dissesse "Meus oito anos"?), vi pela primeira vez alguns catecismos de Zéfiro disponíveis em lugares inusitados...
Mais: havia a gráfica de meu tio Gutemberg (não é trocadilho), que costumava ser nosso fornecedor de chavões ditos por pessoas ilustres. E, por fim, a casa de meu avô, que, além das frutas sob eterna vigilância da governanta, possuía uma pequena biblioteca sob eterna vigilância da madrasta de minha mãe. Como era difícil levar emprestado o "Thesouro da Juventude"...
Não por acaso, era um tempo em que ser fonte fidedigna de "cultura" - útil ou inútil, conforme a roda de amigos que se frequentasse - era algo digno de elogios. O sujeito virava fonte de referência... Hoje, tudo ficou tão fácil que chega a perder a graça. Basta googlar "aurora da minha vida" (com as aspas) que aparece "Casimiro de Abreu" (sem as aspas). Digite "Escher", e as escadas ninja aparecem. ASCII Art é coisa que se acha facim, facim - o mesmo se aplica a foto de mulher nua.
Os e-mails vivem nos trazendo textos os mais variados: carismáticos, espirituais, espirituosos, leves, cultos, pretensamente cultos, marotos, carregados de princípios morais, piedosos ou repletos de boas intenções - das quais, segundo consta, o Inferno anda cheio. Isso sem falar nos desenhos (que, por infelicidade, chegam invariavelmente em formato PowerPoint).
Como o diabo se esconde nos detalhes, nossa enciclopédia virtual também tem um "porém": as fontes nem sempre merecem crédito - o que vale tanto para os sites que o Google nos retorna (sim, isso também vale para o Wikipedia), quanto para os remententes originais das mensagens que os conhecidos nos repassam. Além do mais, a carga de informação é tamanha que, muitas vezes, nem percebemos que fizemos uma descoberta. O que é uma pena, pois, como acontece com as frutas roubadas no quintal, a aventura de colhê-las costuma torná-las mais saborosas.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ba-Vi: chega de torcedor doente - by Marcelo Torres (marcelocronista@gmail.com)

No campo de jogo, o Vitória confirmou a supremacia estadual da década e ganhou o jogo. Fora das quatro linhas, todos perderam, a paz perdeu, a vida perdeu. A noite deste domingo ficou manchada de sangue, de balas, guerras, incêndio...

Dois jovens, ambos de 19 anos, foram assassinados após o jogo, nos bairros de Narandiba e Vale do Ogunjá, em Salvador. Eles torciam pelo Vitória e foram mortos por torcedores adversários enquanto comemoravam o triunfo do seu clube de coração.

Mas a violência é dos dois lados. Um adolescente de 14 anos de idade, torcedor do Bahia, foi atingido por um disparo feito por torcedores do Vitória na saída do estádio de Pituaçu e seu estado é grave. A "ironia" é que o garoto, nesta segunda-feira, iria fazer teste para jogar no Vitória...

Antes de começar o jogo, houve confusão, troca de insultos e pedradas recíprocas entre torcedores de ambos os clubes na entrada do Estádio Metropolitano Roberto Santos.

No Vale das Pedrinhas, após o jogo, uma mulher foi baleada após discussão entre torcedores num bar. No Imbuí, um carro com adesivo do Vitória foi incendiado por torcedores do Bahia, quando estes souberam do menino baleado.

E pensar que houve um tempo em que podíamos sentar ao lado do torcedor adversário na torcida mista...

Não tem jeito: enquanto a rivalidade for alimentada como questão de vida e morte, como questão de honra e orgulho, os resultados serão estes aí. Nos bares, nas ruas, na saída do estádio, nem mesmo carros parados (com adesivo de um time), ficarão imunes à violência.

Você que está lendo este texto, pense em quantos emails você recebe e reenvia alimentando o ódio, alimentando o preconceito, alimentando a guerra... Sim, você mesmo, pare para pensar agora, veja se vale a pena isso...

O ódio é alimentado até mesmo nos emails que são trocados. Um dos caminhos que sugiro, e tomara que não seja pregação no deserto, é que ninguém faça nem repasse emails que contenham ódio, violência e preconceito, e que uns fiscalizem outros, uns "patrulhem" os outros para evitarem isso.

Há muito tempo que eu não faço nem repasso email agressivo, preconceituoso (de cor, de classe, de opção sexual) ou de qualquer mensagem que alimente o ódio doentio. Chega de torcedor-doente. Precisamos de torcedores sadios. Precisamos de respeito mútuo.

Afinal, somos só adversários num esporte, mas não somos inimigos de vida nem inimigos de morte. A Bahia que se diz “a terra da felicidade” tem que provar isso. Do que adianta dizer ao visitante “Sorria, você está na Bahia”, se você não sorri?

Os baianos que celebram "alegria, felicidade", os baianos que arrotam o tempo todo "Sorria, você está na Bahia", também alimentam o ódio insano (tricolor odeia rubro-negro e vice-versa), essa guerra imbecil, esse matar-e-morrer a cada Ba-Vi. Você vai se isentar da culpa, mas será que você não é culpado? Será que NÓS não somos culpados?

Você haverá de dizer que esses estúpidos são uns poucos, mas mesmo que sejam uns poucos, acabam sendo muitos. Mas será que são poucos mesmo? Será que o ódio de morte em relação ao adversário também não contaminou você? Será? Ora, meu caro, está na hora de cada um levar a mão à consciência, pensar, repensar, refletir sobre atos, palavras, omissões.

Vamos parar de incitar a violência. Vamos parar de xingar o adversário. Torçamos cada um por seu clube e deixa o outro para lá. Como diz a música Prefixo de verão, da Banda Mel: "Eu queria que essa fantasia fosse eterna/ Quem sabe um dia a paz vence a guerra/ E viver será só festejar".

Futebol é para fazer amigos. Futebol é saúde e vida. Não é guerra. Não é morte. Chega de torcedor doente. Precisamos torcer de forma sadia. Até porque hoje seu time ganha, amanhã perde, e tudo precisa ser levado na esportiva.

Portanto, entre nessa torcida, faça a sua parte, pregue a paz. Torça pela paz, jogue pela paz, levante a bola da paz.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Às vezes, também recebemos e-mails úteis...

1) Grandes empresas NÃO usam correspondência do tipo corrente. A Microsoft e a AOL NÃO estão oferecendo US$ 245 a cada repasse de e-mail, e a Ericsson NÃO está doando celulares de graça.

2) A AMBEV e a NESTLÉ NÃO estão dando kits gratuitos para quem repassar e-mails e mandar confirmação para o endereço indicado.

3) A MTV NÃO lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você remeter correspondência a um monte de gente.

4) NÃO é porque alguém escreveu, quatro degraus anteriores da pirâmide, que é verdade (observe, é mais uma mera mentira).

5) NÃO existe uma organização de ladrões de fígado. Ninguém está acordando numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo jurar que isto aconteceu ao primo do amigo dele.

6) Se o(s) último(s) desastre (s) envolvendo foguetes da NASA espalharam partículas de plutônio sobre a Costa Leste Americana, você acha realmente que esta informação chegaria ao público por mail?

7) NÃO existem os vírus "Good Times", "Bad Times", "Sapinhos Budweiser" etc. Na verdade, você NUNCA , mas NUNCA mesmo, deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus antes de primeiro confirmar se um site confiável de uma companhia real, como por exemplo www.symantec.com.br o tenha identificado.

8) Corte aqueles quilômetros de cabeçalhos dos e-mails.

9) Existem mulheres que estão realmente sofrendo no Afeganistão, e as finanças de diversas empresas filantrópicas estão vulneráveis, mas reenviar um e-mail NÃO ajudará esta causa. Se você quiser ajudar, procure seu deputado, a Anistia Internacional ou a Cruz Vermelha. E-mails "os abaixo-assinado'' geralmente são falsos, e nada significam para quem detém o poder para fazer alguma coisa sobre o que está sendo denunciado. São meios de obter endereços eletrônicos.

10) NÃO existe nenhum projeto para ser votado no Congresso que reduzirá a área da Floresta Amazônica em 50%; e nem para deixar de cobrar pedágio; portanto NÃO perca tempo nem "pague mico" assinando e repassando aqueles furiosos abaixo-assinados de protesto, ou comunicando este tipo de coisa.

11) Você NÃO vai morrer nem ter azar no amor se arrebentar uma corrente. Sejamos inteligentes e recusemos esse tipo imbecil de ajudar hackers e spammers (propagandas)

12) Escrever um e-mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil... NÃO acredite automaticamente em tudo. Observe o texto, reflita, analise tudo isto antes de repassar aos amigos.

13) Quando nós recebemos mensagens pedindo ajuda para alguém, com alguma foto comovente, NÃO repasse apenas "pra fazer a sua parte ",... pode haver alguém cheio de má intenção, por trás deste e-mail... verifique a veracidade das informações... Afinal, próximo de sua casa, há sempre alguém carente que voce poderá ajudar, se esta for sua opção de vida.

14) Cuidado! Muito cuidado com mensagens-lista de dados de pessoas, que cada um vai assinando, colocando seus endereços e telefones reais, repassando... Podem facilmente serem utilizados por assaltantes, seqüestradores, etc.

15) Agora, SIM, ENVIE esta mensagem a seus amigos e conhecidos, e ajude a colocar ORDEM nessa imensa casa chamada INTERNET. Lembre-se que a cada dia chegam milhares de inexperientes na Internet, e quanto mais pudermos ensinar, será de grande valia a todos.

16) Seja educado e responda a todos. Utilize-se sempre de endereçamento no campo CCO ( Com cópia oculta) quando enviar e-mails.

E FINALMENTE O MAIS IMPORTANTE:

Quando vocês reenviarem mensagens, retirem os nomes e e-mails das pessoas por onde os e-mails já passaram: tem programas rodando na Internet para "pegar" tudo que tiver antes e depois de um "@". Isso é vendido para spammers, que muitas vezes espalham vírus. Quando for mandar uma msg para mais de uma pessoa, não envie com o "para" nem com o "Cc ": envie com o "Cco" ( carbon copy ocult) ou "Bbc" (blynd copy), que não vai aparecer o endereço eletrônico de nenhum destinatário...

Quando todos fizermos isso, livraremos a Internet de 80% dos vírus...

sábado, 24 de abril de 2010

Q.E.D.

Da Wikipedia: Quod erat demonstrandum é uma expressão em latim que significa "como se queria demonstrar". É usual aparecer no final de uma demonstração matemática com a abreviatura Q.E.D. ou na versão em português C.Q.D..

Em outra ocasião, eu falava sobre como os e-mails têm sido usados nas campanhas políticas. Especificamente, estava me referindo ao "terrorismo eleitoral". Mas há outras variantes, que são as piadas, onde uma graça sempre (eu disse "sempre") esconde um posicionamento partidário e/ou ideológico. Pena que tais piadas raramente são originais. Só pra exemplificar, transcrevo para meus leitores, se é que os há, aquela do candidato que vai a uma escola.

"Serra foi a uma escola conversar com as criancinhas, acompanhado de uma comitiva do Jornal Nacional, da Veja e da Folha de São Paulo. Depois de apresentar todas as maravilhosas propostas para seu governo (se eleito), disse às criancinhas que iria responder perguntas.

Uma das crianças levantou a mão e Serra perguntou:

- Qual é o seu nome, meu filho?
- Paulinho.
- E qual é a sua pergunta?
- Eu tenho duas perguntas. A primeira é 'Quanto tempo o senhor vai esperar para sujar a barra da Dilma como fez com a Roseana Sarney??' A segunda é 'Onde sua filha Verônica conseguiu grana para ser dona de 10% do Ebay/Mercado Livre, estudar na Harvard Business School pagando R$ 60.000,00 por mês e ainda por cima 'comprar' uma mansão em Trancoso onde o senhor passou o Reveillon???'

Serra fica desnorteado, mas neste momento a campainha para o recreio toca e ele aproveita e diz que continuará a responder depois do recreio.

Após o recreio, Serra diz:

-OK, onde estávamos? Acho que eu ia responder perguntas. Quem tem perguntas?

Um outro garotinho levanta a mão e Serra aponta para ele, sorrindo para as câmeras da Globo.

-Pode perguntar, meu filho.
-Como é seu nome?
-Joãozinho, e tenho 4 perguntas: A primeira é 'Quanto tempo o senhor vai esperar para sujar a barra da Dilma como fez com a Roseana Sarney??' A segunda é 'Onde sua filha Verônica conseguiu grana para ser dona de 10% do Ebay/Mercado Livre, estudar na Harvard Business School pagando R$ 60.000,00 por mês e ainda por cima 'comprar' uma mansão em Trancoso onde o senhor passou o Reveillon???' E a terceira é 'Por que o sino do recreio tocou meia hora mais cedo?'. A quarta é... 'Cadê o Paulinho??'"

Boba, né? Pois bem, já tinha recebido a mesma história antes, com outros personagens. Numa delas, a entrevistada era Dilma: quem tava lá eram as revistas Caros Amigos e Carta Capital, e as perguntas diziam respeito a um pedido feito à Receita Federal para que agilizasse a situação do filho de Sarney, e à participação dela em atos terroristas na sua (lá dela) época de guerrilheira. Noutra, quem aparecia, acompanhado do N.Y.T. e da Fox News, era George W. Bush, a quem um menino (que, obviamente, não seria Pedro, mas Peter, ou algo que o valha) perguntou sobre as armas em destruição em massa do Iraque e sobre os prisioneiros de Guantánamo. No mais, tudo igual: toca o recreio antecipadamente, e o menino some.

É, amiguinhos e amiguinhas: nada de novo no front.

Zunzunzum

Algo sobre política. É um assunto que nem sempre me proponho a discutir, pois, tal como religião e futebol, pode resultar na combustão instantânea dos interlocutores.

Mas vamos lá, para uma mensagem que recebi hoje. Preservo os nomes de quem me enviou, de quem enviou pra ele e de quem seria o suposto autor do texto, que começa assim:

"Repasso da forma que recebi.
'Nas próximas eleições (se houver), como cidadão e eleitor, eu vou escolher o candidato que tenha os melhores antecedentes possíveis. E isto é uma segurança para o meu país. E na minha lista de escolha não entra: enganador, ladrão, assaltante, assassino, terrorista, mentiroso, e/ou falastrão.'

Repassando: História de Terror!...

Data: Thu, 15 Apr 2010 15:33:25 -0300
De: XXXXXXXXX
Para: Cartas Estadão , Cartas Folha de São Paulo , Jornal - Diário de São Paulo , "Jornal da Tarde (SP)" , Jornal Destak , Jornal Diário do Comércio , Jornal do Grande ABC , "Jornal Hora do Povo (SP<)" , Jornal Metrô , Jornal São Paulo Agora , Jornal Valor Econômico , Migalhas Assunto: Zunzunzum Zummm...Uma mosca zumbideira zumbizou em meu ouvido um zunzunzum que... de novo campeia nos corredores do Planalto: dizem que o presidente Lula anda desacorçoado com o desempenho de sua pupila na campanha. A continuar assim periga dela naufragar já no primeiro turno! Daí que...poderia estar sendo articulado um plano B, uma manobra salvadora para os petistas: Lula renunciaria a seu cargo para se lançar candidato a vice de Dilma, e assim poder acompanhá-la em tudo que é palanque . Creem os "grandes pensadores" do PT que com esta alavancada Dilma obterá os votos suficientes para eleger-se presidenta. Mas a estória não termina aí! Depois de eleita, Dilma cumpriria um breve estágio, e em seguida renunciaria por motivo de saúde...afinal já houve um "histórico" de enfermidade, não é? E assim, Lula assumiria legalmente a presidência e poderia ficar mais 8...OITO ANOS! A mosca zumbideira arremata o zunzunzum com este raciocínio mais do que lógico: zummm....veja bem você...todas as peças se encaixam quando lembramos que Alencar desistiu de concorrer ao Senado e Meirelles aceitou permanecer no Banco Central, ambos abrindo mão de projetos pessoais e à troco de que? De nada? Agora confira: os artigos constitucionais que tratam da eleição não impedem que o presidente se candidate a vice, desde que se afaste do cargo seis meses antes do pleito. Pelo menos é isso que se entende da Constituição nos parágrafos 5 e 6 do Artigo 14, que trata dos direitos políticos. Portanto, se for para acontecer esta trampa...está para estourar, pois de maio a outubro são exatamente 6 meses... Seria a concretização do sonho petista do terceiro e até do quarto mandato, claro, sempre respeitando a Constituição... à moda democrática do PT. zummmmmmmmmmm...."

Minha resposta:

"Lá vou eu de novo, olhar a legislação... Levando em conta que as eleições estão previstas para o dia 03/10/2010 (Lei nº 9.504, art. 1°, caput), e o e-mail original foi passado em 15/04/2010, na própria data de expedição da mensagem o prazo de seis meses para desincompatibilização (que neologismo esquisito...) já havia expirado. Fonte: http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/2010/calendario.html#6_4_2010

Mais: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/_Constitui%C3%A7aoCompilado.htm
- "Art. 14, § 6º - Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito." O e-mail diz que a Constituição não fala das candidaturas a vice - para isso, existe a legislação complementar. A este respeito, ver http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LCP/Lcp64.htm - "Art. 1º, § 1° Para concorrência a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até 6 (seis) meses antes do pleito." Logo, parece não restarem dúvidas de que o presidente é obrigado a se desincompatibilizar (putz!) para poder concorrer a vice.

Ou estamos diante de ingenuidade, baseada na interpretação não-sistemática da legislação, ou (como em outros casos que já debatemos antes) diante de terrorismo eleitoral - mais um de muitos que presenciaremos neste ano: criam-se hipóteses, fundamentadas em leis que quase ninguém vai ter a preocupação de ler para conferir se os argumentos procedem, e aguarda-se o pânico se estabelecer nos corações e mentes.

Um abraço."

Parece-me óbvio que a palavra "terrorista" se refere ao passado de Dilma na guerrilha, na época da ditadura - passando pela "ficha do DOPS" publicada pela Folha, com indícios de manipulação digital, sem que tenha sido indicada, com precisão, sua fonte. "Mentiroso" deve se referir ao episódio Lina Vieira, que até hoje não conseguiu provar que teve audiência reservada com Dilma. Já o "respeito à Constituição... à moda democrática do PT" há de ser uma referência à discussão sobre terceiro mandato - discussão, aliás, levantada na área pelo PSDB, para a imprensa cabecear como se fosse proposta do PT.

Não que isso não ocorra há tempos. Cansei de ver em cidades do interior da Bahia panfletos (chamados por lá de 'pasquins') com trocas de acusações entre candidatos a prefeitos, reportagens e entrevistas tendenciosas em jornais, revistas e programas de televisão (obviamente, cada um deles puxando a brasa pra a sardinha dos candidatos que representam seus próprios interesses), e por aí vai.

Eu imaginava que, com a consolidação da internet, permitindo acesso mais efetivo às mais diversas fontes de informação, o panorama mudasse um pouco. Mas como as fontes são muitas, e nem todo mundo tem tempo e saco garimpar dados e transformá-los em informações e conhecimento (dá-lhe, T.G.A.), o que se vê é a multiplicação desenfreada dos pães: se cada um que recebe uma mensagem destas repassa pra dez contatos, não demora muito pra chegarmos a, sei lá, 100.040 destinatários - supondo-se que nenhum deles receba a mesma mensagem mais de uma vez. O mesmo raciocínio, diga-se de passagem, vale pra quem repassa mensagens demonizando Serra, ou a favor do PT. E viva o inventor das pirâmides!

Não se pode desprezar a hipótese de que a chapa "Dilma Presidente, Lula Vice" tenha sido aventada no Planalto. Mas é evidente a má-fé em dizer que a legislação não impede o Presidente de concorrer a Vice sem ter cumprido a desincompatibilização, ou que "de maio a outubro são exatamente 6 meses" (fala-se em maio para que não atentemos para a data da mensagem original, 15/04, pois seis meses antes de 03/10 dá 03/04) . Estejamos preparados: vem mais por aí.